quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Historia da Neolidicoe e Paleolidico


Ponta de machado da Idade da Pedra
Dá-se o nome de Idade da Pedra ao longo espaço de tempo (que durou milhares de anos) no qual os homens usavam armas e ferra­mentas feitas de pedra. Divide-se em dois períodos: Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, e Neolítico ou Idade da Pedra Polida.Os homens do Paleolítico eram caçadores, e modelavam suas armas em sílex, um tipo de rocha.
Quando o clima começou a esfriar na Europa ocidental, os homens cobriram-se de peles de animais, procurando cavernas para se abrigar, em cujas paredes deixaram notáveis desenhos, como os encontrados na Espanha e França.

O período compreendido entre o Paleolítico e o Neolítico chama-se Mesolítico; nele nossos antepassados usavam, ao mesmo tempo, instrumentos de pedra lascada e pedra polida.
Os vestígios mais antigos do Neolítico foram encontrados na Mesopotâmia e Síria, datando de cerca, de 4000 a.C. O sílex com que os homens faziam os utensílios era tirado de minas, cortado e polido com rara habilidade. O clima tornara-se mais ameno, e eles haviam aprendido a cultivar milho e criar animais. Já construíam casas em forma de círculo, começando a viver em grupos maiores, muitas vezes em colinas fortificadas. Conheciam a cerâmica, faziam roupas, abriam caminhos e enterravam os mortos sob pequenos montes.
Mesmo depois que o bronze e o ferro se tornaram conhecidos, os utensílios e o modo de vida da Idade da Pedra ainda permaneceram durante algum tempo.
É importante lembrar que, enquanto em certos lugares como a Grã-Bretanha, por exemplo, vivia-se na Idade da Pedra, em outros, como Roma, Egito e China, já se usavam os metais, construíam-se belas casas e conhecia-se a escrita.
Ainda hoje, em alguns lugares do mundo, como em regiões da Austrália e Nova Zelândia, há tribo» que mal estão saindo do modo de vida da Idade da Pedra.
Os estudiosos acreditam que, uma vez que o homem da Idade da Pedra ainda não conhecia a escrita, os desenhos que gravava nas paredes das cavernas eram um meio de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário